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06/07/2016 - Modelo seminovo é o preferido entre consumidores de caminhões

 

A segunda edição da pesquisa on-line realizada pelo Mercado Livre Classificados, em parceria com a Nicequest, com brasileiros interessados no segmento de Caminhões, revela que praticamente metade (49%) pretende comprar um caminhão. Desse total, 42% querem adquirir o novo veículo nos próximos 12 meses. Foram ouvidos 727 internautas do Brasil inteiro entre os dias 7 e 15 de junho de 2016.

O modelo seminovo tem a preferência dos caminhoneiros. De acordo com a pesquisa, 89% dos respondentes buscam esse tipo de caminhão. O restante (11%) irá comprar um modelo zero-quilômetro. Diante desse interesse, o estado geral de conservação é considerado o item mais importante no momento da escolha do novo caminhão. Em seguida, estão a disponibilidade de peças no mercado e a potência do motor.

A internet é fundamental no processo de compra de um caminhão, principalmente para a comparação de preços, citada por 64% dos respondentes, e para a pesquisa de marcas e modelos, mencionada por 58%. Entre as razões para a compra ter sido iniciada on-line estão: variedade (50%), menor preço (27%) e comodidade (28%).

A conectividade já faz parte da rotina dos usuários de caminhões. Hoje, 84% deles estão conectados à internet por meio de smartphones. O aplicativo Google Maps é o mais utilizado (62%), seguido pelo GPS tradicional (33%) e pelo Waze (25%).

“O custo-benefício gerado pelo comprador de um seminovo é significativo. Por um valor mais acessível, o caminhoneiro consegue um veículo com desempenho e potência de motor similar a um modelo zero-quilômetro, e, muitas vezes, com opcionais e características que um caminhão zero-quilômetro não teria. A internet, por sua vez, facilita a busca e a comparação de diferentes modelos antes de fechar a compra pessoalmente”, diz Caio Ribeiro, diretor do Mercado Livre Classificados.

Em relação ao valor a ser investido para trocar ou comprar um caminhão, a maioria (71%) aponta que irá investir de R$ 51 mil a R$ 100 mil; 23%, entre R$ 101 mil e R$ 200 mil; e 4%, entre R$ 201 mil e R$ 300 mil. Esse investimento será feito por meio de financiamento (34%), mesma parcela dos respondentes que ainda não se decidiram pela forma de pagamento.

A pesquisa também determina a marca dos sonhos para os caminhoneiros. Em primeiro lugar está a Mercedes-Benz, indicada por 28% dos internautas. A Scania surge em segundo, com 23% das menções, seguida pela Volvo (18%) e pela Volkswagen (16%). Na edição anterior da pesquisa, a Scania aparecia apenas na quarta posição. Entre os motivos de admiração estão: a história da marca; bom serviço pós-venda, design inovador e melhores preços e motores.

Outros pontos interessantes da pesquisa:

• A comodidade é destaque no processo de venda de um caminhão pela internet. 47% dos vendedores decidiram anunciar o caminhão on-line pela comodidade. Os outros motivos são: ‘tem mais variedade’ (38%) e ‘é mais rápido’ (25%);

• 96% apontam a experiência de comprar/vendar/buscar na internet como Muito Positiva ou Positiva;

• 50% afirmam utilizar as redes sociais para maximizar as vendas de seus caminhões, e 48% também para comunicar a familiares, amigos e pessoas próximas.

 

 

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