07/11/2016 Brasil tem apenas 12,3% de sua malha rodoviária com pavimento

Brasil tem apenas 12,3% de sua malha rodoviária com pavimento A densidade da malha rodoviária pavimentada do Brasil é ainda muito pequena, principalmente quando comparada com a de outros países de dimensão territorial semelhante. São aproximadamente 25 quilômetros de rodovias pavimentadas para cada mil quilômetros quadrados de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional. Nos Estados Unidos, são 438,1 km por 1.000 km² de área; na China, 359,9 km; e, na Rússia, 54,3 km. Os dados integram a Pesquisa CNT de Rodovias 2016 divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na semana passada. Ao analisar as regiões, o Nordeste concentra o maior percentual de infraestrutura rodoviária com pavimento (30,8%), seguido do Sudeste (19,3%), do Sul (18,5%), do Centro-Oeste (17,6%) e do Norte (13,7%). A expansão da malha rodoviária pavimentada também não acompanha o ritmo de crescimento da frota de veículos. Nos últimos dez anos (de julho de 2006 a junho de 2016), por exemplo, a frota cresceu 110,4%, enquanto a extensão das rodovias federais cresceu somente 11,7%. Além desses problemas, grande parte dos trechos que têm pavimento não estão em bom estado. Com isso, o Brasil ocupa, no quesito qualidade da infraestrutura rodoviária, a 111ª posição no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial. O ranking, divulgado em setembro deste ano, analisou 138 países, sendo que, na América do Sul, alguns países com melhor avaliação que o Brasil são Chile (30ª), Uruguai (98ª) e Argentina (103ª).