Localização

Rua Daniel Oliveira Carvalho, 899 - Vila Daniel
Porto Ferreira, SP

Fone 19. 3585 7791

aline@sindecar.com.br

Enquete

O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular

Parceiros

Contabilidade Digital: O que é e como ela está transformando o mercado contábil?

Tomar decisões mais embasadas e produzir mais em menos tempo, deixando mais tempo para a análise de dados do que para a execução de trabalhos repetitivos. Esses são apenas alguns dos benefícios da contabilidade digital, tendência crescente nas empresas brasileiras.

Em geral, a utilização de tecnologias como softwares de gestão contábil tornam as empresas mais produtivas, sem que isso represente um investimento tão significativo em termos de valores, mesmo para empresas de pequeno e médio porte.

O baixo custo de acesso a tecnologia coloca as empresas em uma posição bastante confortável: investir em softwares de gestão é uma necessidade e, com eles, as companhias podem mudar a forma como fazem negócios. A sua empresa já faz parte da lista de companhias que estão na vanguarda?

Contabilidade digital: o que é isso?

Utilizar todas as ferramentas online disponíveis para tornar um escritório de contabilidade ou um setor responsável pelas finanças em uma empresa mais ágil e eficiente. Essa é uma entre as muitas possibilidades que a contabilidade digital proporciona para os seus usuários.

Esqueça o tempo em que era preciso preencher manualmente livros contábeis ou mesmo planilhas inteiras com dados extraídos de notas fiscais. Hoje, boa parte dessas atividades ocorrem de maneira automatizada, graças a sistemas integrados que oferecem, em tempo real, uma visão do todo no que diz respeito às finanças.

Na contabilidade, o trabalho “braçal” é cada vez menor nas empresas. No entanto, isso não significa que os profissionais contábeis estão dispensados das suas funções. Eles ganharam um papel muito mais analítico, pois a partir dos dados disponíveis eles devem estar prontos para interpretá-los, gerar relatórios e orientar os gestores na tomada de decisão.

Quais são os benefícios de adotar ferramentas online na contabilidade?

São muitos. Mais do que uma possibilidade, o uso de ferramentas online é hoje uma necessidade para muitos escritórios de contabilidade. Uma das razões para isso é o acesso direto à informação a partir de qualquer lugar. Seja na empresa, em companhias terceirizadas ou mesmo no modelo home office, os profissionais envolvidos nessa área sempre têm ao alcance das mãos a possibilidade de fazer consultas.

Essa característica, por si só, já representa benefícios como menor necessidade de investimentos em hardware e entrega de informações precisas em tempo real. A automatização de tarefas que mencionamos anteriormente é um dos pilares que resultam em um aumento significativo na produtividade e, por conseguinte, redução nos custos de produção.

Essa flexibilidade de trabalho permite ao contador assumir um papel cada vez mais de consultor, não necessitando estar presente na companhia in loco, mas sim atendendo a diversos clientes simultaneamente sem que eles percam em qualidade. Pelo contrário: o serviço entregue tem valor reconhecido pelo cliente, pois o auxilia também a aumentar a sua produtividade e reduzir custos.

O papel da tecnologia na tomada de decisão

A tomada de decisão é sempre um momento complexo para todos os envolvidos. Devido ao grande número de fatores que pesam nessa hora, quanto maior for o embasamento dos profissionais, seja por meio de números ou relatórios, maiores são as chances de que eles sejam assertivos em sua escolha.

A tecnologia tem o poder de oferecer em tempo real uma fotografia bastante nítida das condições financeiras do negócio. Assim, fica mais fácil tomar decisões relacionadas a investimentos, a redução de custos ou mesmo a busca de novos mercados e novos modelos de negócio.

Para isso, as ferramentas tecnológicas escolhidas pela empresa devem ser ao mesmo tempo simples e eficientes. Simples no sentido de que a sua implantação não represente apenas a adição de maior burocracia ao setor, com os cadastros de processos e rotinas que antes não eram registradas. Eficientes no sentido em que a sua utilização deve tornar a empresa mais produtiva.

De olho na transparência

Além da agilidade característica dos sistemas de gestão contábil, a adoção de softwares permite ainda que as informações se tornem acessíveis a um número maior de pessoas envolvidas em uma empresa. É o caso de investidores, gestores e acionistas, por exemplo.

Muitas vezes, aguardar até que se consolide um relatório relativo a um período específico de tempo pode ser tempo demais. Algumas decisões precisam ser tomadas com maior agilidade e é praticamente impossível fazer isso se a contabilização dos dados não for delegada a um sistema ágil e de qualidade.

Empresas com normas rígidas de compliance, por exemplo, não podem prescindir de ferramentas digitais. Esse é um investimento necessário para atender as demandas atuais de mercado. Ignorar esse fator, sem sombra de dúvidas, pode ser capaz de colocar uma companha em xeque perante a concorrência.

Escritórios em constante transformação

A simples adoção de sistemas de gestão contábil, no entanto, não garante a modernização imediata dos escritórios contábeis e dos setores de finanças, mas é um grande passo em direção a isso. Há que se considerar que quando falamos de tecnologia é preciso estar sempre atento às novidades – e elas surgem a uma velocidade incrível.

Por essa razão, é fundamental que os profissionais envolvidos recebam treinamento para obter o melhor possível sobre as ferramentas que utilizam. Da mesma maneira, devem estar constantemente buscando atualizações para que metodologias de trabalho que hoje funcionam não se tornem obsoletas em questão de tempo.

Assim, é importante que a contratação de softwares de gestão contábil observem alguns parâmetros de qualidade. Serviços como o Sage Gestão Contábil e o Plataforma Sage, por exemplo, recebem atualizações constantes relacionadas a mudanças na legislação, simplificando a vida dos empresários.

Fonte: JornalContabil | 22/07/2019

Site desenvolvido pela TBrWeb  (XHTML / CSS)
Sindecar  |  Rua Daniel Oliveira Carvalho, 899 - Vila Daniel - Porto Ferreira, SP  |  Fone 19. 3585 7791